Roma, a capital da Itália, é a cidade queridinha dos turistas. Isso porque ela carrega quase 3000 anos de história, arte e arquitetura. Com tanta beleza e riqueza cultural, é impossível faltar pontos turísticos e atrações pela cidade.
São diversas opções de museus, monumentos, ruínas, praças e muitas outras arquiteturas incríveis pela cidade. Mas separamos 6 pontos turísticos, que você não pode deixar de visitar durante a sua estadia no país da bota. Leia abaixo o nosso guia especial para a sua viagem!
Qual a melhor época do ano para visitar Roma?
Em Roma não é aconselhado ir em qualquer época do ano por conta das chuvas fortes. Em período chuvoso é praticamente impossível visitar os monumentos e ruínas ao ar livre.
A Primavera é uma das melhores épocas do ano para visitar Roma. Os dias de sol são certos, o clima é agradável durante o dia todo e o sol se põe às 21h. A estação é nos meses de abril, maio e junho.
Julho e agosto são os meses mais quentes em Roma por ser Verão e também é alta temporada. Além de ficar cheia e quente, os hotéis e passeios na cidade ficam bem mais caros por ser período de férias.
O Outono também é uma boa opção para ir a Roma, mas setembro e outubro são os melhores meses desta estação para o turismo.
Novembro e março são os piores meses para conhecer os pontos turísticos de Roma. Além de dias chuvosos e frios, a noite chega às 17h.
Bom, agora que você já sabe quais as melhores estações do ano para visitar Roma, acompanhe o roteiro dos pontos turísticos que você não pode perder!
Os pontos turísticos imperdíveis
Para você ter tempo de conhecer a cidade de Roma, indicamos que você faça uma viagem de 6 a 8 dias no mínimo. Mas é claro que isso vai depender do seu ritmo de passeio e se estará acompanhado de idosos e crianças. O importante é que você aproveite cada passeio e mergulhe nessa experiência tão incrível que é estar em Roma e conhecer ainda mais sobre a história dessa “Cidade Eterna”.
Acompanhe as nossas dicas de passeio!
1. Coliseu
Cartão postal de Roma, o Coliseu é um dos monumentos mais famosos do mundo e o mais visitado por turistas.
Quando falamos que Roma respira história não é por acaso. O maior anfiteatro já construído teve suas obras iniciadas em 72 d.C., e serviu de palco para o combate de gladiadores por décadas. A partir do ano 404 os jogos de luta foram proibidos.
Além de sua história, o Coliseu também encanta por seu tamanho. São 48,5 metros de altura, 188 de comprimento e 156 de largura.
O Coliseu de Roma é considerado uma das 7 maravilhas do mundo. Você não pode perder!
2. Palatino e Fórum Romano de Roma
Quando você compra o ingresso para visitar o Coliseu, é possível utilizá-lo para acessar mais 2 pontos turísticos que ficam ao lado, o Palatino e o Fórum Romano de Roma.
O Monte Palatino é a mais central das sete colinas de Roma, que tem participação na sua fundação. É ali que a cidade de Rômulo teria começado a ser edificada.
Já o Fórum Romano era um espaço público no centro de Roma, onde aconteciam encontros políticos, eleições, debates e outras funções da cidade.
3. Mausoléu de Adriano
Com mais de 2000 anos de história, o Mausoléu de Adriano foi construído em uma área periférica de Roma e assumiu sua função até 403 d.C. Logo após veio a ser proteção militar e residência de nobres e papas.
O Mausoléu passou a se chamar Castelo de Santo Ângelo por causa de um anjo que teria aparecido ao Papa Gregório, o Grande, pondo, assim, fim a uma longa peste.
Atualmente o Castelo de Santo Ângelo é um museu e recebe centenas de turistas.
4. Arco de Constantino
Você já deve ter visto ou ouvido falar do Arco do Triunfo, na cidade de Paris. Ele foi inspirado no Arco de Constantino localizado na cidade de Roma.
Os arcos triunfais eram construídos para celebrar um triunfo, ou seja, uma batalha vencida. E o Arco de Constantino foi construído a pedido do Senado Romano para homenagear a vitória do imperador Constantino I sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvia no ano 312.
A construção do Constantino é diferenciada, pois utilizou partes de outros monumentos, para homenagear também outros vencedores: Trajano, Marco Aurélio e Adriano.
5. Piazza San Pietro
A Praça de São Pedro é a praça em que o Papa faz seu pronunciamento todas as quartas-feiras, exceto quando ele está em viagem oficial. Por conta disso, ela recebe muitos turistas e sempre está lotada nessas datas.
Grande e circular, é um dos cartões postais do Vaticano. Para conseguir fotografá-la com calma, é melhor que você chegue cedo.
6. Museus Vaticanos
Se você é fã de relíquias e história, você com certeza não pode deixar de visitar os Museus Vaticanos.
Eles ficam localizados em um complexo de 6 museus pequenos e interligados. O complexo é formado pelo: Museu Pio Clementino, Museu Etrusco, Museu Gregoriano Egípcio, Museu Chiaramonti, Museu Missionário Etnológico, Museu Gregoriano Profano e Museu Pio-Cristão.
As exposições são as mais variadas de artefatos com valores inigualáveis, como peças gregas e romanas, obras em cerâmica e metais do antigo povo do norte da Itália, obras do Império Romano e relíquias do Antigo Egito.
Para acessar os museus é necessário ter um ingresso. Evite filas no local e compre o ingresso pela internet.
Esperamos que esse guia ajude na sua viagem e se você já visitou algum desses lugares ou quer indicar um outro ponto turístico de Roma, deixe seu comentário!